Lendo notícia: Aprenda a conservar as roupas de cama, mesa e banho.

Foto da notícia

Aprenda a conservar as roupas de cama, mesa e banho.

Roupas de cama, mesa e banho sempre limpas e com cara de recém-tiradas da embalagem. Pode parecer cena de novela, mas é possível manter essas peças de uso diário livres de manchas e preservando a cor e a textura originais com alguns cuidados básicos no momento da lavagem, secagem e armazenamento.

Comece atentando para a tonalidade e o tipo de tecido. Roupas em algodão tendem a soltar uma espécie de penugem, enquanto as toalhas de banheiro costumam liberar fiapos quando colocadas na máquina de lavar. Além disso, o atrito causado pelo contato de um material com o outro aumenta o risco de desgaste das peças, comprometendo a capacidade de absorção e maciez dos fios. O ideal é lavar separadamente cada tipo de roupa de casa, evitando ainda a tentação de colocar camisolas e pijamas na mesma leva de lençóis e fronhas. E a regra também vale para cobertores e edredons, que precisam ser lavados separadamente.

Outro fator importante é o tipo de sujeira acumulada nas peças. Panos de cozinha e toalhas de mesa acumulam manchas de gordura, restos de comida e umidade e por este motivo precisam ser lavados a cada dois dias, evitando assim que as marcas se tornem profundas – e mais difíceis de remover. Já as roupas de cama e banho podem ser trocadas semanalmente.

Durante a lavagem, atente para a quantidade de detergente e amaciante, pois quando usados em excesso deixam resíduos que causam o endurecimento das fibras dos tecidos, deixando a sensação de aspereza ao toque. Soluções cloradas também não são recomendadas, podendo ser substituídas por alvejante sem cloro, que não deixa cheiro, elimina a sujeira e amacia as fibras do tecido, além de ter propriedades bactericidas que evitam a proliferação de fungos e outros agentes nocivos.

No momento de passar as peças, regule a temperatura do ferro. Quando excessivamente aquecidos, os fios acabam danificados, como se ficassem endurecidos. Por fim, atenção na hora de guardar as roupas de cama, mesa e banho: elas devem ser colocadas em espaços próprios, como prateleiras e gavetas, preferencialmente mantendo a separação entre os tipos de material e permitindo que haja ventilação suficiente para que essas peças não fiquem com aquele típico odor de guardado.

Com estes cuidados suas roupas de cama, mesa e banho estarão sempre limpas e com cara de nova.

Fonte: www.especiais.delas.ig.com.br